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Trandutor

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A
AA: Auto ataque ou ataque básico.
Ace: Quando todos os jogadores do time adversário são abatidos.
Acerto crítico: Ataque básico que causa mais dano que o comum.
Acuâminas: Monstros da selva com forma de aves, costumam ser chamados de galinhas pela comunidade.
AD: Attack damage, dano de ataque em português.
ADC: Attack Damage Carry, carregador de dano físico/de ataque. É o campeão que cresce com dano de ataque ao longo do jogo e consegue poder suficiente para assumir a partida.
AFK: Away from keyboard, longe do teclado em português.
Aggro: Significa que o jogador ou um adversário são alvos de uma torre, monstro ou campeão. "Peguei aggro da torre".
AOE: Area of effect, área de efeito em português. É o espaço em que, por exemplo, uma habilidade de dano em área vai ocupar.
AP: Ability power, poder de habilidade em português.
Arauto do Vale: Monstro que surge no Covil do Barão. O time que mata o Arauto pode invocá-lo para que ele ajude na destruição de torres.
Aronguejo: Monstro do rio que ao ser morto concede visão temporária e velocidade de movimento por quem passa por ele.
AS: Attack speed, velocidade de ataque em português.
Atordoar: Impedir a ação do inimigo, há diversas habilidades que conseguem atordoar adversários. O mesmo que stun.
Aura: Passiva compartilhada, já que alcança não só o próprio jogador dela, mas também aliados.
Azuporã: Monstro da selva conhecido como "Blue". Ao ser abatido, ele concede ao jogador redução do tempo de recarga e regeneração de mana extra por dois minutos. Se o jogador que estiver com o bônus for abatido, seu assassino fica com o buff.
B
B: Pode ser interpretado como B de Base ou de Back, voltar, em português. Significa voltar para a base.
Backdoor: Em inglês significa porta dos fundos. Geralmente, quando uma equipe faz um backdoor no jogo significa que ela tentará finalizar o jogo enquanto seus adversários estiverem longe da própria base, o que diminui suas chances de defesa.
Banir: Significa retirar a escolha de um personagem no momento da escolha de campeões para a partida.
Barão Na'Shor: Monstro do Rio que concede um dos bônus mais importantes do jogo. Quando o Barão é abatido, todos os jogadores do time que o matou ganham aumento nos atributos básicos e diminuição do tempo para retornar à base.
Build: Conjunto de itens de um campeão.
Buff: Bônus de fortalecimento. O buff do Barão deixa o time forte. Também serve para o balanceamento dos campeões, quando eles são buffados, ficam mais fortes.
Bush: Arbustos que deixam você escondido. Em português costumam ser chamados de moita. Há também o tribush, que é a trimoita.
C
CC: Crowd control, controle de grupo em português. Característica de habilidades que conseguem atrapalhar o adversário.
Caçador: Também conhecido como jungler, é uma das funções dos jogadores. Um caçador deve andar pela selva e abater os monstros dela para crescer no jogo e conseguir ajudar os aliados de outras rotas.
Campeão/Champion: Personagens jogáveis do game.
CD: Cooldown, tempo de recarga de habilidades, feitiços e itens.
Composição: É o conjunto de campeões com os quais o time irá jogar a partida. Geralmente, deve haver harmonia entre os personagens para que eles possam agir em grupo.
Congelar a rota: Também conhecido como "freeze" ou "freezar". Significa manipular as tropas para mantê-las perto de suas torres, para que o jogador consiga farmar em segurança.
Counter/Counterar: Fazer uma jogada ou escolha baseada em uma fraqueza ou erro do inimigo.
CS: Sigla para Creep Score, que é a quantidade de tropas que um jogador abateu.

D
Debuff: Efeito negativo que impede ou enfraquece as ações do jogador.
Disable: Efeito negativo que impede ações de um jogador, como atordoamento e silenciamento.
Dive: Entrar embaixo da torre e receber seu dano para tentar abater um campeão.
Dot: Damage over time, dano ao longo do tempo, em português.
DPS: Damage per second, dano por segundo, em português.
Draft: momento de escolhas e banimentos de campeões antes da partida.
Duo: Dupla de players que sempre joga junto.
E
Early game: Início do jogo.
Elo: São os níveis de habilidade dos jogadores de forma ranqueada. Os elos do LoL são: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre e Grão Mestre.
Empurrar a rota: Eliminar as tropas inimigas rapidamente.
Engage: Engajar, iniciar uma luta contra o adversário.
Enraizar: Efeito que impede a movimentação adversária, mas deixa o inimigo livre para continuar atacando.
F
Farm: Ato de abater tropas inimigas para acumular ouro.
Feed: Significa alimentar em português. É o jogador que morre muito e acaba "alimentando" o time adversário, os tornando mais fortes.
Feitiço de invocador: Habilidades que podem ser escolhidas pelo jogador antes do jogo, as opções são iguais para todos os jogadores.
First Blood: É o primeiro abate da partida.



[GUIA COMPLETO] [GIRIAS]

- ACE: Usado para dizer que o time todo aliado ou adversário está morto
- ADC (Ad Carry): normalmente é o atirador
- AD (Attack Damage): Dano de ataque
- AFK (Away from Keyboard): Longe do teclado, o
- AP (Ability Power): Poder de habilidade, normalmente de magos
- APC (Ap Carry): Normalmente é o mago
- Backdoor: O ato de invadir base do time inimigo de uma forma inesperada para levar um objetivo e/ou finalizar o jogo
- Bait: Emboscada, normalmente quando ficam no mato esperando enquanto um jogador fica de isca, ou apenas ficam no mato mesmo.
- Ban: Banimento, tirar fora
- BG (Bad Game) Normalmente utilizado para dizer Jogo Ruim
- Blind: É o ato de ficar cego ou cegar alguém, como a smoke do Graves
- Blue (Blue Buff): Buff, efeito do monstro azul da selva que regenera mana quando está com ele
- Boludo: normalmente usado pra xingar, preguiçoso, ruim, babaca, gringo e tal
- Buff: É os bônus que seus aliados te disponibilizam como, velocidade, dano, escudo, ou qualquer outro tipo de beneficio que seu personagem venha ter é considerado um buff
- Build: Sequência de equipamentos usados no herói
- Burst: explosão de dano, quando recebe ou da um dano absurdo em poucos segundo tipo levar o combo de uma Liliana
- Bush (Brush): matinho do mapa
- CC (Crowd Control): significa controle de multidão, são algumas habilidades que os campeões possuem para desferir lentidões e atordoamentos
- Cooldown: Tempo de recarga
- Counter: o ato de sair na vantagem contra algo. Por exemplo, pegar algum personagem que leva vantagem contra outro, ou fazer equipamento que são counters (tem vantagem) contra algum personagem, como você fazer armadura contra alguém que da dano físico, ou corta cura contra personagens que curam muito
- Counter de campeões: é o ato de pegar um personagem que se da melhor contra seu oponente
- Counter Gank: prevenir, evitar ou inverter o gank adversario
- Counter Jungle: é o ato de conseguir roubar a Selva de seu adversário não o deixando roubar a sua
- DC (Disconnect): desconectado
- Debuff: Ao contrario do bônus ou buff, o debuff é tudo o que trás malefícios ao seu personagem como envenenamento, lentidão, atordoamento, e tal
- Desengage: sair ou separar uma luta
- Dive: quando vão para cima em baixo da torre, seja do inimigo ou sua
- DPS (Damage Per Second): Normalmente habilidades que deixam envenenado e tal, que recebe um dano por segundo
- Engage: começar uma luta, ir pra cima
- Farmar: matar monstros para ganhar ouro
- Feedar: Significa morrer várias vezes, porém pode ser utilizado de outras maneiras, como feedado, feedando, feedei e por ai vai
- Freezar a Lane: É o ato de você não avançar sua rota, deixando de bater nos minions.
- FW (Free Week): normalmente para falar dos campeões grátis semanalmente
- Gank: Utilizado normalmente por jogadores da selva que vão atacar alguma lane, é o ato de ir até alguma lane que não é sua para tentar matar o adversário
- GG (Good Game): Também utilizado para dizer Bom Jogo, mas utilizam de maneira errada quando desistindo jogo na maioria das vezes.
- GJ (Good Job): que significa Bom Trabalho, normalmente utilizado quando algum jogador do seu time faz uma bela jogada ou ajuda sua equipe em algo.
- GL HF (Good Luck, Have Fun): significa Boa Sorte, Divirta-se
- Hook: Significa puxar ou ag
 
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